A Nova Tradição Kadampa

A Nova Tradição Kadampa – União Budista Kadampa Internacional (NKT-IKBU) é uma associação internacional de Centros de estudo e de meditação do budismo mahayana, que segue a tradição budista kadampa fundada pelo Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche.

Todos esses Centros seguem os três Programas de Estudo da Nova Tradição Kadampa e são guiados por um código de disciplina moral denominado Regras Internas da NKT-IKBU.

Uma entidade beneficente budista

Para manter os centros juntos sob a proteção de uma entidade legal, todos os Centros da NKT-IKBU são membros de uma entidade beneficente budista internacional denominada “New Kadampa Tradition – International Kadampa Buddhist Union (NKT-IKBU)”. A entidade beneficente, legalizada na Inglaterra, tem um estatuto completamente democrático, no qual a autoridade é compartilhada por um Diretor Espiritual Geral e um Diretor Espiritual Suplente, uma equipe de administradores e os próprios Centros membros. Nas reuniões gerais da entidade beneficente, cada Centro da NKT-IKBU é representado por seu professor residente.

O Projeto Internacional de Templos

A NKT-IKBU mantém um “Projeto Internacional de Templos”, cujo objetivo geral é introduzir a fé budista da Nova Tradição Kadampa ao público e, em particular, dar exemplo da prática budista por meio de serviços ao público. Para efetivar esse objetivo, a NKT-IKBU enfatiza continuamente o desenvolvimento em todo o mundo de: Centros Budistas Kadampa locais; Centros de Meditação Kadampa regionais; Templos Budistas Kadampa internacionais; Centros Internacionais de Retiro e Editoras Tharpa.

Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche

Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche é um mestre de meditação e erudito altamente respeitado da tradição do budismo mahayana fundada por Je Tsongkhapa.

Geshe-la, como é afetuosamente chamado por seus alunos, é o principal responsável pelo reflorescimento mundial do Budismo Kadampa em nossos tempos.

Estudo e retiro

Geshe-la estudou nas grandes universidades monásticas do Tibete onde recebeu o título de Geshe que, literalmente, significa “amigo espiritual”. Sob a orientação de Trijang Rinpoche, seu Guia Espiritual, ele passou os dezoito anos seguintes em retiros de meditação nos Himalaias.

Ensinando no ocidente

Em 1977, Geshe-la aceitou um convite para ensinar no Centro de Meditação Kadampa Manjushri, na Inglaterra, onde viveu por muitos anos dando ensinamentos e orientações a um grupo de discípulos cada vez maior.

Geshe-la vem ensinando o Budismo Kadampa em muitos países do mundo e publicou uma série de notáveis livros sobre o pensamento budista e a meditação.

Ele estabeleceu três Programas de Estudo Kadampa únicos e mais de mil centros de meditação ao redor do mundo, treinou professores qualificados e uma florescente comunidade ordenada, e criou um projeto para construir Templos Budistas em cada grande cidade do mundo.

Ensinando através do exemplo

Em seus ensinamentos, Geshe Kelsang enfatiza a importância da meditação e como aplicá-la na vida diária, a necessidade de ser verdadeiramente feliz e como cultivar um bom coração para ajudar os outros. Ele demonstra estas qualidades perfeitamente em sua própria vida.

Este extraordinário mestre inspira tantas pessoas de tantos diferentes países porque ensina, sobretudo, com seu exemplo.

Geshe-la é um humilde monge budista dedicado a ajudar pessoas do mundo todo a encontrar felicidade verdadeira em seus corações.